Páginas

domingo, agosto 08, 2010


Vegetarianismo.

0
Vegetarianismo

O que é ?
Vegetarianismo é o regime alimentar segundo o qual nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comem carne e seus derivados, mas podem incluir em seu regime, leite, lacticínios e ovos.
O regime vegetariano não é, pois, exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa "forte", "vigoroso", "saudável".
A dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica (idade, sexo, clima, atividade, secreções endócrinas, superfície corporal), de acordo com seu modo de vida, objetivos, desenvolvimento, evolutivo etc.

Tipos de vegetarianos:

Vegetariano: o vegetarianismo inclui o veganismo e define-se como a prática de não comer carne (aves, peixe, ovelha etc.) nem seus subprodutos (bacon, salsicha, presunto etc.), com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetariano não come nada que implique em tirar a vida de um animal. O regime vegetariano não é, pois, exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa "forte", "vigoroso", "saudável". 
Subdivididos muitas vezes em ovo-lacto e lacto, os vegetarianos podem tentar ou não reduzir seu uso de produtos animais não alimentícios, como fazem os veganos. 

Ovo-lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte etc.) em sua alimentação. Esta é a forma mais "popular" de vegetarianismo. 

Lacto-vegetarianonão consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios).

Vegano:  os veganos excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal.  Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte etc.), excluem ovos, mel, gelatina etc. Os veganos evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc. 
O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar. Esta opção é seguida como um princípio, pois é quase impossível ser 100% vegano, pois nesse caso o vegano não poderia ir ao cinema nem bater fotografias  (porque no filme tem gelatina), não poderia andar de carro ou de ônibus, porque os pneus contêm  produtos de origem animal, muitas vezes os bancos são de couro etc.
Veg: apelido resumido de vegetariano; costuma incluir os veganos.

Vegetariano estrito: originalmente o mesmo que vegano; agora pode significar vegano ou vegetariano.

Crudívoro: o crudivorismo admite apenas a ingestão de alimentos crus.

Frugívoro (ou frutívoro ou frutariano): sistema alimentar que admite apenas o consumo de frutas na alimentação.

Vantagens de ser vegetariano :
Os vegetarianos escolhem uma dieta menos poluída com toxinas e, também, em venenos como o mercúrio, que polui as águas do mar e dos rios. Nenhum vegetariano precisa se preocupar com a vaca louca, a febre aftosa, os hormônios das galinhas ou o colesterol da carne de porco ou da pele dos frangos. Os peixes, que até bem pouco eram considerados uma alternativa mais saudável do que a carne, também não escapam às agressões ambientais. Pior ainda é que estes não têm um sistema de eliminação capaz de expelir as toxinas que ingerem nas águas poluídas em que vivem. Portanto, quem come peixe está inevitavelmente também ingerindo toxinas.


Desvantagens de ser vegetariano:
Embora a dieta vegetariana proporcione todos os nutrientes essenciais, há determinados nutrientes que podemos obter em maiores quantidades a partir da carne ou do peixe. A dieta vegetariana tem um teor reduzido de proteína, cálcio, vitamina B12, ferro e zinco. A vitamina B12 é encontrada em produtos de soja, cereais fortificados e produtos animais em quantidade abundante. A carne é considerada a principal fonte de vitamina B12. O leite de soja, leite e outros produtos lácteos são ricas fontes de vitamina D. carne, frango, peixe e aves contêm grandes quantidades de ferro e zinco. O leite, o queijo e o iogurte são excelentes fontes de cálcio. Estes nutrientes não são encontrados em grande quantidade na dieta vegetariana. A carne é uma fonte rica de proteína e contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo. O fósforo presente na carne é mais facilmente absorvido que aquele presente nos legumes e nos cereais.

A dieta vegetariana não é aconselhada a culturistas ou a atletas de alta competição, uma vez que requerem uma dieta com alto teor de proteínas. Uma dieta com quantidade insuficiente de hidratos de carbono e proteínas pode levar à anemia.

6 vegetarianos famosos:
Alanis Morissete
Avril Lavigne
Hayden Panettiere












Milo Ventimiglia

Kristen Bell
Brad pitt

Fontes: www.vegetarianismo.com.br  , http://emersonnolasco.blogspot.com/

0 comentários: